Respostas sociais – CERCIGAIA

Respostas sociais

CAO Bem- Estar

O CAO – Centro de Bem Estar destina-se a apoiar 12 pessoas portadoras de Multideficiência de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 16 anos, cujas necessidades se relacionam com a prestação de cuidados básicos de saúde física e psicológica.

CAO da Mata

O CAO da Mata abriu em Março de 1995 e dá apoio a 20 pessoas com necessidades especiais.

Tem em funcionamento as seguintes atividades: Lúdico-Terapêuticas; De Desenvolvimento Pessoal e Social; Instrumentais da Vida Diária; Socioculturais; Atividades Estritamente Ocupacionais; Atividades Socialmente Úteis e Atividades Complementares.

CAO do Sol

Esta resposta social abriu em Dezembro de 2002 e atualmente dá apoio a 30 pessoas com necessidades especiais, de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 16 anos, cujas capacidades não permitam o exercício de uma atividade produtiva.

Tem em funcionamento as seguintes atividades ocupacionais: Autonomia Pessoal, Socialização, Lazer e Bem-estar, culinária, informática, jardinagem, lavandaria, manualidades, expressão corporal e dança, teatro, música, escolaridade, tecelagem, atividades físicas adaptadas e adaptação ao meio aquático.

Lar Residencial – Casa da Encosta

Esta resposta social abriu em Julho de 2002 e dá apoio a 12 pessoas com necessidades especiais, com idade igual ou superior a 16 anos, que se encontrem impedidos temporariamente ou definitivamente de residir no seu meio familiar.

No Lar residencial prestam-se os seguintes serviços e atividades: Alojamento permanente e temporário com apoio de 3.ª pessoa, Cuidados de Higiene, de Imagem, de Saúde e em situação de Emergência, Administração Terapêutica, Refeições com apoio de 3ª. Pessoa, Apoio nas Atividades Instrumentais de Vida Quotidiana, Acompanhamento ao Exterior, Apoio na Aquisição de Bens e Serviços, Tratamento da Roupa, Planeamento e Acompanhamento de Atividades Socioculturais, Apoio Psicológico e Social.

Intervenção Precoce

Os técnicos de intervenção precoce da CERCIGaia integram a Equipa Local de Intervenção Gaia Sul e a sua ação desenvolve-se junto de crianças entre os 0 e os 6 anos, com alterações nas funções ou estruturas do corpo que limitam a participação nas atividades típicas para a respetiva idade e contexto social ou com risco grave de desenvolvimento, bem como as suas famílias.

Centro de Recursos para a Inclusão

O CRI destina-se a intervir junto de crianças/jovens (6 aos 18 anos), com necessidades educativas especiais (NEE) de carácter permanente, em parceria com os Agrupamentos de Escolas Gaia. Tem como objetivo geral, apoiar a inclusão de crianças/jovens com NEE, através da facilitação do acesso ao ensino, à formação, ao lazer, à participação social e à vida autónoma, promovendo o máximo potencial de cada indivíduo, em parceria com as estruturas da comunidade.

Creche Pirilampo Cresce

A Creche Pirilampo Cresce iniciou a sua atividade em Janeiro de 2014 e tem capacidade para 48 crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 36 meses. Os principais objetivos desta resposta social são: colaborar de forma eficaz no despiste precoce de qualquer inadaptação ou deficiência; intervir de forma adequada para assegurar o bem-estar e o desenvolvimento integral das crianças, num clima de segurança afetiva e física; integrar nas atividades diárias da creche jovens portadores de deficiência, apoiados por outras respostas sociais da CerciGaia; trabalhar em articulação com os serviços da comunidade; e apoiar as famílias mais desfavorecidas.